O que acontece à sua pele, quando picada por mosquitos?

O que acontece à sua pele, quando picada por mosquitos?

A histamina que é libertada na pele após uma picada de mosquito tem vários efeitos no corpo que estão relacionados com a reação alérgica e com a própria cicatrização da lesão.

A resposta alérgica


Quando a histamina é libertada das células onde está armazenada, provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, razão pela qual a pele fica vermelha. Esta resposta faz parte do processo natural de cicatrização da lesão porque os fluídos, células e substâncias químicas que são necessários para nutrir e restaurar o tecido lesionado são "chamados".

As respostas do nosso corpo a este tipo de reações alérgicas são normalmente exageradas, tratando-se apenas de uma reação do nosso sistema imunitário a substâncias estranhas - que normalmente não são prejudiciais (neste caso, a saliva de mosquito).

Por que é que os vasos sanguíneos dilatam?


Nas células que compõem os vasos sanguíneos existem recetores de histamina, isto é, pequenos "locais de ancoragem" onde a histamina se pode ligar. Quando esta ligação se verifica, o vaso sanguíneo dilata-se. É como colocar uma chave numa fechadura: o recetor é a fechadura e a histamina é a chave. Quando a chave é inserida na fechadura, recebemos uma resposta do nosso corpo fazendo com que o vaso sanguíneo se dilate.

O papel dos anti-histamínicos


Um anti-histamínico é um medicamento que foi desenvolvido para ser semelhante à histamina, mas não gera uma resposta igual à histamina por parte do nosso sistema imunitário. Assim, é como uma chave que encaixa na fechadura, apesar de não abrir a porta. Se um anti-histamínico se alojar no recetor, a histamina não pode entrar, uma vez que já existe uma "chave" na "fechadura". Assim, um anti-histamínico bloqueia a ação da histamina, não ocorrendo a dilatação dos vasos sanguíneos e, neste caso, a reação à picada do mosquito. Os sintomas de comichão e vermelhidão são reduzidos e, geralmente, a lesão desaparecerá gradualmente ao longo de alguns dias.

Idealmente, um produto anti-histamínico deve ser aplicado na zona da picada de mosquito o mais rápido possível, de forma a reduzir o impacto da libertação imediata da histamina - conforme indicado nas instruções do medicamento. Se ocorrer uma infeção ou se houver outros sintomas que possam indicar uma doença mais grave, que pode ter sido transmitida pelo mosquito, fale com um profissional de saúde.

Depois de uma picada de mosquito, a histamina é libertada na pele.

As picadas de mosquito causam desconforto. Por que é que os mosquitos picam? O que acontece à pele quando os mosquitos picam? O que causa o desejo de coçar após uma picada de mosquito?

Os seguintes artigos podem também ser do seu interesse

Alergias de pele

A pele é uma barreira que protege o corpo de elementos perigosos. Todos os dias, esta barreira entra em contacto com substâncias estranhas, alergénios, poluentes e irritantes, que podem causar reações alérgicas na pele.

O sol e a pele

Para muitas pessoas, um dia de sol é razão para celebrar. O sol estimula o cérebro a libertar a serotonina - um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar - e estimula o organismo a produzir Vitamina D, importante para os ossos. O sol é bom e essencial, mas também representa algumas ameaças para a saúde da pele.