Alergias de pele nas crianças
A pele das crianças é mais fina e naturalmente mais vulnerável a alergénios do que a pele de um adulto. Aprenda a identificar as causas da alergia de pele dos seus filhos.
Não é surpresa que o corpo de uma criança seja menos imune aos germes do que o corpo de um adulto. No entanto, sabia que a pele das crianças é também mais fina do que a pele dos adultos, oferecendo uma menor proteção contra bactérias, alergénios e químicos? Quanto mais jovem for a criança, maior será a diferença entre a composição química da sua pele e a de um adulto, tornando-a mais propensa a alergias de pele, especialmente em crianças entre os 0 e os 4 anos. Saber o que pode desencadear estas possíveis alergias pode melhorar a qualidade de vida do seu filho, diminuindo também o seu nível de desconforto.
Causas comuns das alergias de pele nas crianças
Proteger o seu filho de alergias de pele é uma tarefa difícil, uma vez que podem ser induzidas em praticamente qualquer lugar onde as crianças costumam estar, quer seja ao ar livre ou em ambientes fechados.
Ao ar livre, as crianças são expostas a uma variedade de substâncias irritantes, como o pólen das árvores e outras plantas, picadas de insetos, sol, vento e até mesmo os gases libertados pelos automóveis. Algumas crianças podem ter reações alérgicas ao pêlo de cães e gatos, ou a alimentos como amendoins, ovos e laticínios.
Contudo, estas substâncias irritantes não são apenas encontradas na rua, uma vez que muitas delas podem também estar em casa. O facto de se esforçar por manter a sua casa limpa pode não evitar estas reações na pele, uma vez que muitos dos produtos usados na limpeza podem causar erupções cutâneas e irritações. Todos os dias encontramos em casa produtos tais como: sabonetes, champôs, desodorizantes, loções corporais ou cremes, amaciadores de roupa, detergentes e purificadores de ar que podem conter substâncias irritantes que afetem a pele sensível das crianças. Se o seu filho tiver uma reação a um produto doméstico, verifique os rótulos dos produtos utilizados recentemente. Talvez seja importante tentar trocar estes produtos por outros que não contenham fragrâncias ou corantes. Os ácaros ou pó podem também ser outra das causas possíveis das alergias e encontram-se praticamente em qualquer lugar da casa, mesmo nos locais mais limpos. Existem produtos disponíveis que podem ajudar a minimizar o número de ácaros em casa, no entanto, eliminar todas estas substâncias microscópicas é praticamente impossível.
Sintomas das alergias de pele nas crianças
Os sintomas da alergia de pele podem causar um desconforto extremo nas crianças. Estes sintomas podem desencadear o desejo de coçar, o que pode propagar ainda mais a irritação, danificar a pele ou levar à infeção.
Uma boa forma de identificar a origem da alergia da pele do seu filho é manter um diário da pele, de forma a tentar identificar as possíveis causas. Anote qualquer substância potencialmente irritante e, de seguida, aborde essas informações com um dermatologista. Se a causa direta da alergia não puder ser facilmente identificada, o seu filho pode precisar de realizar algum tipo de teste de alergia. Algumas causas da alergia de pele podem ser mistérios difíceis de desvendar, mas saber o que origina a irritação da pele do seu filho pode evitar muita frustração e sofrimento.
https://www.webmd.com/allergies/common-skin-allergies-kids Accessed 28.06.24
https://www.webmd.com/allergies/kids-allergies-eczema Accessed 28.06.24
Sabia que?
Mesmo que mantenha a sua casa limpa, pode lá encontrar alergénios que podem causar irritações na pele das crianças. Alguns destes alergénios estão presentes no nosso quotidiano,
em sabonetes, champôs, entre muitos outros.
Os seguintes artigos podem também ser do seu interesse
Alergias de pele
A pele é uma barreira que protege o corpo de elementos perigosos. Todos os dias, esta barreira entra em contacto com substâncias estranhas, alergénios, poluentes e irritantes, que podem causar reações alérgicas na pele.
Alergias de pele
Uma reação alérgica acontece quando o corpo é hipersensível a determinada substância ou alergénio. Estes alergénios atuam como antigénios, fazendo com que o sistema imunitário responda com a produção de anticorpos. Quando os antigénios e os anticorpos se cruzam, poderá sentir os sintomas de uma reação alérgica.
Irritação da pele
O processo de inflamação ajuda na cicatrização e reparação do tecido danificado. Assim, quando tem uma erupção cutânea ou sente comichão significa que está a ocorrer o processo de reparação da pele e restauração da sua barreira natural para o meio ambiente, protegendo-a de danos.