Por que é que sentimos comichão durante a cicatrização?
O processo de inflamação ajuda na cicatrização e reparação do tecido danificado.1 Assim, quando tem uma erupção cutânea ou sente comichão significa que está a ocorrer o processo de reparação da pele e restauração da sua barreira natural para o meio ambiente, protegendo-a de danos.
Comichão na pele e erupções cutâneas
A comichão na pele pode ser realmente incómoda, sendo que o desejo de coçar é difícil de resistir. A comichão que sentimos é uma forma do nosso corpo nos transmitir que algo está errado.2
Dependendo da causa da comichão e da dimensão do "problema", pode ver alterações na superfície da sua pele, como uma erupção com inchaço ou vermelhidão2, no entanto haverá também mudanças microscópicas que não conseguirá ver. Se a comichão ou a erupção cutânea forem graves ou piorarem, é aconselhável a consulta de um profissional de saúde.
A nossa pele é composta por milhões de células. Essas células juntas formam uma barreira protetora entre nós e o exterior.3 Quando ocorrem danos na pele, a resposta do nosso corpo é curar e reparar os danos, para restaurar a barreira. Isto acontece porque os danos na pele resultam num processo chamado "inflamação".
Inflamação da Pele1, 4
Como funciona este processo? Quando o tecido corporal é danificado são libertadas substâncias químicas, como é o caso da histamina, proveniente das células imunológicas - os mastócitos. Estes químicos levam à dilatação dos vasos sanguíneos locais, trazendo para a área afetada mais sangue e, por sua vez, mais nutrientes, oxigénio e outros agentes envolvidos na cicatrização.
Quando os vasos sanguíneos se expandem, os fluídos podem dispersar-se no tecido circundante, causando inchaço. Simultaneamente, as substâncias químicas libertadas durante o processo podem desencadear resposta dos recetores, levando ao aparecimento da comichão. O que se sente e vê é uma área afetada avermelhada, com erupções cutâneas e comichão.
Se a comichão e a pele inflamada persistirem, consulte um profissional de saúde.
Os danos na pele resultam de um processo natural chamado "inflamação".
O processo de inflamação, que pode envolver erupção cutânea ou comichão, é desenvolvido para ajudar a cicatrizar e a reparar o tecido danificado.
1 https://www.britannica.com/science/histamine Accessed 28.06.24
2 Itchy skin. https://www.nhs.uk/conditions/itchy-skin/ Accessed 28.06.24
3 Anatomy, Skin (Integument), Epidermis https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470464/ Accessed 28.06.24
4 Inflammation. Encyclopoedia Britannica Online. http://www.britannica.com/science/inflammation
Os seguintes artigos podem também ser do seu interesse
Alergias de pele
A pele é uma barreira que protege o corpo de elementos perigosos. Todos os dias, esta barreira entra em contacto com substâncias estranhas, alergénios, poluentes e irritantes, que podem causar reações alérgicas na pele.
O sol e a pele
Para muitas pessoas, um dia de sol é razão para celebrar. O sol estimula o cérebro a libertar a serotonina - um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar - e estimula o organismo a produzir Vitamina D, importante para os ossos. O sol é bom e essencial, mas também representa algumas ameaças para a saúde da pele.